A seção PARCEIROS do nosso sítio relaciona de maneira ampla clientes/contratantes, grupos e instituições atendidos por serviços prestados pela Peabiru, outras organizações que atuam no campo da luta pela moradia digna e direito à cidade com as quais temos proximidade ou pudemos efetivar trabalhos, e consultores especialistas. Demonstram nosso leque de relações institucionais, formas variadas de enfrentamento de problemas urbanos e sociais que estão presentes nas nossas reflexões e práticas.

 

Movimentos sociais

CMP

CENTRAL DE MOVIMENTOS POPULARES
Além de parceria institucional no campo da Reforma Urbana, a CMP indicou um representante para compor a equipe da Peabiru que desenvolveu a pesquisa nacional sobre o Programa Crédito Solidário, denominada Gestão Compartilhada e Habitação Social, que estudou empreendimentos promovidos por associações ligadas aos quatro principais movimentos nacionais.

CONAM

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES
Além de parceria institucional no campo da Reforma Urbana, a CONAM colaborou e indicou um representante para compor a equipe da Peabiru que desenvolveu a pesquisa nacional sobre o Programa Crédito Solidário, denominada Gestão Compartilhada e Habitação Social, que estudou empreendimentos promovidos por associações ligadas aos quatro principais movimentos nacionais.

UNMP

UNIÃO NACIONAL POR MORADIA POPULAR
Além de parceria institucional no campo da Reforma Urbana, a UNMP colaborou e indicou um representante para compor a equipe da Peabiru que desenvolveu a pesquisa nacional sobre o Programa Crédito Solidário, denominada Gestão Compartilhada e Habitação Social, que estudou empreendimentos promovidos por associações ligadas aos quatro principais movimentos nacionais. Boa parte dos empreendimentos autogestionários nos quais a Peabiru atua como assessoria técnica são geridos por associações filiadas à UNMP ou a suas organizações estaduais.

MNLM

MOVIMENTO NACIONAL DE LUTA PELA MORADIA
Além de parceria institucional no campo da Reforma Urbana, a UNMP colaborou e indicou um representante para compor a equipe da Peabiru que desenvolveu a pesquisa nacional sobre o Programa Crédito Solidário, denominada Gestão Compartilhada e Habitação Social, que estudou empreendimentos promovidos por associações ligadas aos quatro principais movimentos nacionais. A relação com o MLNLM incluiu também apoio em diversas atividades de formação de lideranças, em torno de temas urbanos e formação sobre instrumentos do Estatuto da Cidade, utilizando, por exemplo, o material didático do Kit das Cidades, o Jogo das Cidades. O MNLM foi parceiro no projeto Consulta Urbana, desenvolvido no município de Guarulhos. A Peabiru também desenvolveu projetos e acompanhou obras executadas em regime de autogestão nos Programas Crédito Solidário e Minha Casa Minha Vida Entidades, geridos pelo MNLM em São Paulo e Guarulhos.

MLB

MOVIMENTO DE LUTA NOS BAIRROS, VILAS E FAVELAS
Parceria no processo de projeto e viabilização de empreendimento habitacional no bairro Eldorado, no município Diadema. A Peabiru participa de encontros e atividades de formação com os grupos do movimento no estado de São Paulo, incluindo atividades com os núcleos de bairro em Diadema.

MAB

MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS
Parceria na construção da Política Nacional para Atingidos por Barragens, particularmente nas discussões para estabelecimentos de parâmetros urbanísticos e arquitetônicos nos processos de reparação/compensação e reassentamentos urbanos.

COOHABRAS

COOPERATIVA HABITACIONAL CENTRAL DO BRASIL
Parceria no processo de educação popular para formação de grupos de demanda para empreendimentos do MCMV-Entidades. A Peabiru tem trabalhado diretamente com grupos no município de Jaú e Fartura, envolvendo as famílias no processo de compreensão das dinâmicas intraurbanas, busca por terrenos e discussão dos partidos urbanísticos e arquitetônicos para a realização de estudos de viabilidade.

ACC

ASSOCIAÇÃO DOS CORTIÇOS DO CENTRO DE SANTOS
Parceria no trabalho de levantamentos das obras executadas, revisão de orçamentos e ações para retomada das obras do Conjunto Residencial Vanguarda I e II, localizadas na zona portuária de Santos – SP, pertencentes aos programas Crédito Solidário e Minha Casa Minha Vida Entidades, respectivamente.

MOHAS

MOVIMENTO HABITACIONAL E AÇÃO SOCIAL
Parceria no desenvolvimento de estudos de viabilidade para empreendimentos habitacionais no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida Entidades.

FLM

FRENTE DE LUTA POR MORADIA
Parceria no desenvolvimento de empreendimentos habitacionais no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida Entidades, com ênfase na reabilitação de edifícios na região central de São Paulo.

 ASSOCIAÇÃO RECANTO DA FELICIDADE

Parceria na concepção, desenvolvimento dos projetos completos e acompanhamento das obras do empreendimento construído em regime de mutirão.

ASSOCIAÇÃO CHE GUEVARA

Parceria na concepção, desenvolvimento dos projetos completos e acompanhamento das obras do empreendimento construído em regime de mutirão.

ASSOCIAÇÃO VISTA LINDA

Parceria no acompanhamento das obras do empreendimento construído em regime de mutirão.

ASSOCIAÇÃO VILA NOVA CACHOEIRINHA

Parceria no acompanhamento das obras do empreendimento construído em regime de mutirão.

ASSOCIAÇÃO PÔR DO SOL

Parceria no acompanhamento das obras do empreendimento construído em regime de mutirão.

ASSOCIAÇÃO RECANTO DAS ESTRELAS

Parceria no acompanhamento das obras do empreendimento construído em regime de mutirão.

ASSOCIAÇÃO VISTA ALEGRE

Parceria no acompanhamento das obras do empreendimento construído em regime de mutirão.

 

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

COPEVI

CENTRO OPERACIONAL DE VIVIENDA E POBLAMIENTO
A COPEVI, ONG Mexicana, foi a instituição âncora do Programa de Gestão Urbana (PGU) da UNHABITAT – Escritório das Nações Unidas para Assentamentos Humanos no trabalho de Consulta Urbana – Melhorias da Vida Urbana em Favelas e Bairros Precários, que a Peabiru desenvolveu no município de Guarulhos.

 UN-HABITAT

 ESCRITÓRIO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ASSENTAMENTOS HUMANOS
A Peabiru atuou junto ao extinto Programa de Gestão Urbana (PGU) da UN-Habitat no projeto Consulta Urbana realizado no município de Guarulhos.

OXFAM

OXFAM GRÃ BETANHA
A Oxfam é uma organização internacional, presente em diversos países e que estabelece parcerias com milhares de organizações locais. Até 2011 a Oxfam GB tinha um escritório no Brasil mantinha relações com ONGs e movimentos locais que atuam na luta pela Reforma Urbana. A parceria com a Peabiru se deu na pesquisa que desenvolvemos sobre a produção habitacional em autogestão, encarnada no programa federal Crédito Solidário. A Oxfam também apoiou nosso processo de Planejamento Estratégico, realizado em 2011.

ASHOKA

ASHOKA BRASIL
Parceria realizada no apoio que a Peabiru deu no processo de estruturação de um programa de reformas e melhorias habitacionais, realizado no assentamento Colinas d’Oeste no município de Osasco – SP.

 

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

INSTITUTO PÓLIS

INSTITUTO PÓLIS
Parceria institucional no campo da Reforma Urbana, com participação da Peabiru em atividades diversas de formação, no Núcleo de São Paulo da Campanha Nacional pelo Plano Diretor Participativo em 2005. A Peabiru também compôs a equipe vinculada ao núcleo de Direito à Cidade do instituto, que desevolveu um projeto de regularização fundiária nos assentamentos Guapira (Zona Norte) e Amadeu (Zona Leste), entre 2006 e 2007. O Pólis também foi parceiro na elaboração do Plano Popular Alternativo da Favela da Paz em Itaquera, capital.

GASPAR GARCIA

CENTRO GASPAR GARCIA DE DIREITOS HUMANOS
Parceria institucional no campo da Reforma Urbana e na defesa de direitos humanos.

INSTITUTO SOU DA PAZ

INSTITUTO SOU DA PAZ
A Peabiru atuou junto com o Instituto Sou da Paz no projeto Pólos da Paz, para reformas e requalificações de espaços públicos na periferia da Zona Sul paulistana, no Parque Arariba (Campo Limpo) e Alto do Riviera (M’Boi Mirin), e correspondente formação de conselhos de jovens gestores desses espaços.

 

LABORATÓRIOS DE PESQUISA

LABHAB

LABORATÓRIO DE HABITAÇÃO E ASSENTAMENTOS HUMANOS DA FAU-USP
Parceria institucional visando frequentes trocas de informações entre a prática da assessoria e pesquisas acadêmicas. A Peabiru participou do livro Produzir Casas ou Construir Cidades? Desafios para um novo Brasil Urbano, desenvolvendo um ensaio de projeto para um conjunto habitacional de baixa densidade.

LEAUC

LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO AMBIENTE URBANO CONSTRUÍDO DO IAU- USP SÃO CARLOS
O LEAUC foi parceiro da Peabiru na pesquisa “A inserção urbana através da produção do MCMV-Entidades no estado de São Paulo: abordagem etnográfica de casos selecionados”, coordenada pela Profa. Dra. Cibele Rizek, com financiamento do CNPq. O laboratório e a Peabiru compuseram uma equipe com estudantes de graduação e pós-graduação do IAU e por arquitetos e urbanistas da Peabiru para a realização da pesquisa sobre a modalidade do programa que carrega a tradição da produção habitacional autogestionária no Brasil.

 

ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS

Os municípios são os principais responsáveis pela política urbana e habitacional, desde a Constituição Federal de 1988. Ao longo de sua história, a Peabiru desenvolveu trabalhos diversos em contratos com prefeituras, empresas públicas, companhias de habitação ou como sub-contratada de gerenciadoras, atuando particularmente em projetos e obras de urbanização de favelas, projetos habitacionais e estudos urbanos. As alternâncias de governo e as mudanças de rumos políticos das prefeituras afetam diretamente a continuidade e o próprio aperfeiçoamento dos programas. Abaixo, uma relação das prefeituras dos municípios onde já atuamos.

MUNICÍPIO DE SÃO PAULO / COHAB SP

Projetos habitacionais do Parque do Gato e do Imoroty, Estudo urbanístico Morar no Centro (Cambuci, Bela Vista e Liberdade)

MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ

Urbanização da favela Tamarutaca, Projeto habitacional Juquiá.

MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Projetos de urbanização dos assentamentos precários Capelinha/Cocaia e Batistini.

MUNICÍPIO DE DIADEMA

Urbanização das favelas Vila Olinda, Vila Alice e Vila Cláudia.

MUNICÍPIO DE TABOÃO DA SERRA

Projetos de urbanização das favelas Irati e Morro do Sabão.

MUNICÍPIO DE VÁRZEA PAULISTA

Urbanização da favela Siriema.

MUNICÍPIO DE SANTOS

Projeto de urbanização da favela Alemoa.

MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Concurso Morar Carioca e Projeto de urbanização do agrupamento Costa Barros.

MINISTÉRIO DAS CIDADES / SECRETARIA NACIONAL DE HABITAÇÃO

A parceria com o Ministério das Cidades é tomada em processos de formação e oficinas sobre qualificação dos projetos e empreendimentos habitacionais em que a Peabiru tem procurado contribuir a partir de sua experiência em processos autogestionários.

 

ASSESSORIAS TÉCNICAS

USINA

CENTRO DE TRABALHOS PARA O AMBIENTE HABITADO

AMBIENTE

AMBIENTE ARQUITETURA

Usina e Ambiente são assessorias técnicas, que se estruturaram nos moldes da Peabiru, desenvolvendo projetos e acompanhando obras habitacionais em autogestão. São duas organizações com as quais mantemos relações frequentes de trocas e articulações em torno dos temas que nos unem, incluindo a participação em Conselhos Gestores, particularmente o CMH (Conselho Municipal de Habitação de São Paulo).