peabiru_animada2

A equipe da Peabiru é formada por membros e colaboradores — estagiários e profissionais que prestam serviços, participam do cotidiano de trabalho, mas que não têm vínculo institucional com a associação. Colaboradores que tenham identificação com o projeto da instituição são convidados a se associarem. Os membros compõem a Assembleia Geral, órgão máximo de decisão que elege a cada dois anos a coordenação (geral, financeira e administrativa) e o conselho fiscal.
A Peabiru organiza equipes específicas para o desenvolvimento dos trabalhos, das quais participam membros e colaboradores com atuação cotidiana, além de consultores especialistas. As equipes frequentemente trocam informações entre si e compartilham profissionais, de modo a se manterem alinhadas aos nossos programas e à política institucional, mas com relativa autonomia nas decisões.
O tamanho da equipe permanente, o nível de dedicação dos profissionais, a quantidade qualidade dos trabalhos em andamento variaram bastante ao longo de nossa história. Diversas pessoas, membros e colaboradores, passaram pela Peabiru e contribuíram para a construção de seu acervo técnico e político.
Abaixo, apresentamos a equipe atual, coordenação e conselho fiscal, além de um quadro histórico dos associados e coordenadores.

 

Alexandre Hodapp Oliveira Marques

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1997). Trabalhou em diversos escritórios de arquitetura, na COHAB-SP onde atuou no Programa Morar no Centro (gestão 2001-2004), e na Diaogonal Urbana desenvolvendo projetos de habitação em reassentamentos no norte do país. Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em projetos de arquitetura, coordenação e compatibilização de projetos complementares, e urbanização de assentamentos precários.
alexandre@peabirutca.org.br

André Drummond Soares de Moura

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002) e mestre pela mesma instituição com pesquisa intitulada “Industrialização Dispersa: a contrução civil no Brasil pós BNH” (2011). Tem experiência na área de planejamento e projeto de edificação para habitação de interesse social e políticas públicas habitacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, habitação social, urbanização de favelas, assessoria técnica a movimentos populares e ao poder público. Atualmente trabalha também junto ao Consórcio Porto Rio, na cidade do Rio de Janeiro, como coordenador de urbanismo do Porto Maravilha.

Andrea Quintanilha de Castro

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2007), e pós-graduanda no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo/campus São Carlos, sob orientação da Professora Cibele Saliba Rizek. Desenvolveu pesquisas junto ao Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo/LabHab FAU-USP (2005-2006), e trabalhou na Prefeitura de São Paulo na Habi Sudeste acompanhando o projeto de urbanização da favela Heliópolis e o pós-ocupação do Parque do Gato (2005). Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em projetos de arquitetura e estudos urbanísticos, atuando sobretudo em temas ligados à habitação de interesse social, urbanização e regularização fundiária de assentamentos precários e assessoria técnica a movimentos populares.
andrea@peabirutca.org.br

Caio Santo Amore de Carvalho

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1997), mestre (2005) e doutor (2013) pela mesma instituição. Na pesquisa de mestrado, intitulada “Lupa e telescópio, o mutirão em foco: São Paulo, anos 90 e atualidade”, estudou o programa de produção habitacional em regime de mutirão com autogestão da prefeitura de São Paulo; no doutorado, intitulado “Entre o nó e o fato consumado, o lugar dos pobres na cidade: um estudo sobre as ZEIS e os impasses da Reforma Urbana na atualidade”, tratou do instrumento das ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) como parte da trajetória da Reforma Urbana. Desde 2005 atua como professor universitário em cursos de arquitetura e urbanismo, tendo lecionado no Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson / UNAR (2005-2012) e na Universidade Anhembi-Morumbi (2012-2014). Em agosto de 2014 foi selecionado em concurso para docente no Departamento de Tecnologia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Trabalhou na equipe de projetos da consultoria Diagonal Urbana (2009-2011). Participou de gestões do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-SP (2010-2013). É conselheiro do CMH – Conselho Municipal de Habitação de São Paulo, no segmento sociedade-civil (2016-2018), posição que já tinha ocupado na gestão 2008-2009 e 2014-2016. Tem experiência em projetos arquitetônicos e urbanísticos, acompanhamento de obra e formação de grupos, com enfoque em habitação de interesse social e assentamentos urbanos precários.
caio@peabirutca.org.br

Daniela Julião

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Anhembi Morumbi (2016). Participou do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, na mesma instituição, durante o ano de 2012. Fez intercâmbio no Illinois Institute of Technology (IIT) em Chicago e participou de um programa de estágio no Latin Lab da Columbia University, em Nova Iorque. Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em desenvolvimento de projetos de habitação de interesse social e trabalhos com movimentos populares.
danielajuliao@peabirutca.org.br

Daniela Perre Rodrigues

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2012). Trabalhou no Departamento de Parques e Áreas Verdes do Município de São Paulo/DEPAVE-SVMA, no Ministério Público Federal, e no Departamento Jurídico XI de Agosto desenvolvendo projetos de regularização fundiária em Paraisópolis. Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em desenvolvimento de projetos de habitação de interesse social.
daniela@peabirutca.org.br

Fernando Nigro Rodrigues

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1996). Trabalhou como autônomo com elaboração de projetos de arquitetura e acompanhamento de obras. Tem experiência na área de acompanhamento de obras, com ênfase em projetos de arquitetura e assessoria técnica a movimentos populares.
fernando@peabirutca.org.br

Joana da Silva Barros

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998), mestre em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo com pesquisa intitulada “Moradores de rua – pobreza e trabalho: interrogações sobre a exceção e a experiência política brasileira” (2004), e doutora pela mesma instituição com a tese “Participação popular em Belém: A experiência do Congresso da Cidade e do Orçamento Participativo e a sociabilidade política brasileira” (2012). É professora da AVM Faculdade Integrada (desde 2012), da Universidade do Grande ABC (2004-2007), da Faculdade Campo Limpo Paulista/FACCAMP (2008) e da Organização Superior de Ensino Faculadade de Filosofia Ciências e Letras/OSE (2006). É pesquisadora do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania da USP/CENEDIC, dedicando-se a pesquisa com ênfase em sociologia política e urbana, principalmente nos seguintes temas: direitos sociais, políticas públicas, pobreza, população de rua, movimentos sociais e cidades. Tem experiência como arquiteta e urbanista junto aos movimentos populares de habitação. Atualmente trabalha também junto à Federação de Órgão para a Assistência Social e Educacional/FASE, na cidade do Rio de Janeiro, como assessora nacional.

Leandro de Oliveira Coelho

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina/UEL (1994), com especialização pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em “Curso de Formação em Mutirão – Gestão e Tecnologia” (1996), e mestre pela mesma instituição em Engenharia de Construção Civil com a dissertação “A provisão Habitacional e a Análise de seu Produto” (2000). Tem experiência em projetos e execuções na área de engenharia civil, com ênfase em engenharia urbana, estruturas e saneamento, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, habitação para baixa renda incluindo mutirão e autoconstrução, moradia rural, construções em geral. Atualmente trabalha também junto à Gerência Regional do Patrimônio da União/GRPU-SP do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, como analista de infraestrutura.
leandro@peabirutca.org.br

Maria Rita de Sá Brasil Horigoshi

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2009). Desenvolveu trabalhos junto ao Grupo Metrópole Fluvial relativos ao Hidroanel Metropolitano de São Paulo, coordenado pelo Professor Alexandre Delijaicov da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo/FAU-USP. Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em projetos de arquitetura, coordenação e compatibilização de projetos complementares, e urbanização de assentamentos precários.
mariarita@peabirutca.org.br

Mariana Caires Souto

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo/ FAU-USP, desenvolveu trabalhos junto ao Grupo de Equipamentos Públicos do Laboratório de Projeto/ GEP-labProj da FAU-USP, coordenado pelo Professor Alexandre Delijaicov. Estagiária da Peabiru TCA desde 2016, atua na área de projeto de edificações com ênfase em habitação de interesse social.
mariana@peabirutca.org.br

Marina Barrio Pereira

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2013). Trabalhou na Prefeitura de São Paulo na Habi Sul e na assessoria técnica Fábrica Urbana, desenvolvendo projetos de arquitetura de empreendimentos de habitação de interesse social. Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em desenvolvimento de projetos de urbanização de assentamentos precários e trabalhos com movimentos populares.
marina@peabirutca.org.br

Nunes Lopes dos Reis

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes (2011) e técnico em Edificações pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/SENAI (2004). Atuou como educador de jovens pela Pastoral da Juventude (1999-2005). Tem experiência na área arquiteura e urbanismo, com ênfase em acompanhamento de obras e desenvolvimento de projetos de arquitetura, coordenação e compatibilização de projetos complementares.
nunes@peabirutca.org.br

Pedro Henrique Correia Soares

Técnico em Edificações pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial / SENAI (2014) e Graduando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Nove de Julho. Estagiário da Peabiru TCA desde de 2015, atua na área de tecnologia em edificações, com ênfase em acompanhamento de obras, orçamentos e desenvolvimento de detalhes construtivos.
pedrosoares@peabirutca.org.br

Rafael Borges Pereira

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2009) e mestre pela mesma instituição com pesquisa na área de movimentos de moradia, sob orientação da Professora Ermínia Maricato (2017). Desenvolveu pesquisas junto ao Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo/LabHab FAU-USP (2009-2012). É conselheiro do CMH – Conselho Municipal de Habitação de São Paulo, no segmento sociedade-civil (2016-2018), posição que já tinha ocupado na gestão 2014-2016. Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em projetos de habitação de interesse social, urbanização e regularização fundiária de assentamentos precários e assessoria técnica a movimentos populares urbanos e rurais.
rafael@peabirutca.org.br

Tainá Nascimento de Araújo

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na FIAM FAAM CENTRO UNIVERSITÁRIO, desenvolveu um projeto de paisagismo para o Movimento em Defesa do Parque da Brasilândia junto ao Escritório Modelo da FIAM FAAM, coordenado pelos professores Caio Boucinhas e Sylvia Dobry. Estagiária da Peabiru TCA desde 2017, atua na área de projeto de edificações com ênfase em habitação de interesse social.
taina@peabirutca.org.br 

DIRETORIA

Diretora Geral: Maria Rita de Sá Brasil Horigoshi
Diretora Financeira: Marina Barrio Pereira
Diretora Administrativa: Daniela Perre Rodrigues

CONSELHO FISCAL

Andrea Quintanilha de Castro, Aroldo Adler Argolo Alves e Guilherme Carpintero